MODELO ACADÊMICO | Faculdade Flamingo
top of page

MODELO ACADÊMICO FACULDADE FLAMINGO 

“Um diploma na parede e notas elevadas no boletim nem sempre são garantias de sucesso profissional futuro”

-REVISTA EXAME

Nossas matrizes curriculares são dispostas em ciclos de aprendizagem, que seguem tendências educacionais aplicadas nos EUA, Europa e em algumas

IES brasileiras, conforme a expectativa do mercado.

Stanford.png
Harvard.png
STHEM.png
IDEO.png
WEF.png

Numa primeira onda de transformações, iniciada em 2017, buscamos uma organização dos cursos que criasse maior sinergia entre nossos alunos. Assim, diferentemente da organização encontrada em muitas instituições de ensino superior - onde o currículo se assemelha à organização escolar seriada do ensino fundamental e médio - nosso Modelo Acadêmico busca trabalhar com a inserção de novas práticas educacionais que respeitam e estimulam maior autonomia dos alunos durante o processo de construção do conhecimento.

Na Faculdade Flamingo, os cursos são formados por um conjunto de competências profissionais (módulos), que por sua vez, são compostos por habilidades (disciplinas).

Asset 1.png
Asset 2.png

CURSO

COMPETÊNCIAS

(Módulos)

HABILIDADES

(Disciplinas)

As principais Capacidades Cognitivas e Socioemocionais exigidas pelo mercado.

Em nosso modelo acadêmico buscamos uma maior conexão com o mundo profissional e um desenvolvimento mais amplo de nossos alunos, com o objetivo de transformá-los em egressos possuidores de habilidades que permitam uma maior interatividade com as diversas áreas do conhecimento, tão necessárias ao mercado de trabalho.

Pretendemos que nossos discentes e futuros egressos tenham, o que tanto o Fórum Econômico Mundial quanto os CEOs das grandes corporações do mercado desejam, um desenvolvimento pleno em suas capacidades cognitivas e principalmente socioemocionais, como:

  • Inteligência Emocional;

  • Resolução de problemas complexos;

  • Pensamento crítico;

  • Criatividade;

  • Gestão de pessoas;

  • Coordenação;

  • Capacidade de julgamento e de tomada de decisões;

  • Orientação para servir;

  • Negociação;

  • Flexibilidade cognitiva.

Dessa forma, o aprendizado do aluno é dado com base em competências adquiridas (módulos), que certificam seu avanço nos estudos, e a sua aptidão para exercer determinadas funções que outras profissões também demandam. 

Conforme o estudante avança nos módulos que são compartilhados, ele elimina a necessidade de rever esses temas, caso queira também a graduação em outra área.

Na prática, esse modelo cria algumas possibilidades peculiares:

A Solicitação do Diploma em

uma segunda graduação

O estudo exclusivo dos módulos não compartilhados para outra graduação

A transferência imediata para outro curso de grade similar

*Consultar condições para aplicação de cada recurso, junto à secretaria ou coordenação da faculdade.

376247-PBFTKT-218.jpg
DUPLO DIPLOMA

DUPLO DIPLOMA:

MÓDULOS E GRADES CURRICULARES

A tabela abaixo mostra a relação entre os módulos e os cursos da faculdade. Ela será o guia para identificar a sinergia e a similaridade entre as grades curriculares. É através do cruzamento desses dados que identificamos a possibilidade de solicitação de segunda graduação, duplo diploma e/ou transferência imediata de curso:

Asset 1.png

Legendas:

ADM (Administração de Empresas);  PG (Processos Gerenciais);  MK (Marketing); RH (Gestão de Recursos Humanos);

GC (Gestão Comercial); GF (Gestão Financeira);  CC (Ciências Contábeis);  LOG (Logística);  GQ (Gestão da Qualidade);

EP (Engenharia de Produção); AU (Automação Industrial);  GT (Gestão de Tecnologia da Informação);  ADS (Análise de Sistemas)RD (Redes de Computadores);  PED (Pedagogia);  EF (Educação Física)

Para saber das possibilidades de duplo diploma, consulte a grade dos cursos:

bottom of page