Competências e Habilidades
-
Conhecer a Evolução do Conceito da Qualidade.
-
Aplicar os conhecimentos sobre gerenciamento da Qualidade Total.
-
Compreender Custo da Qualidade.
-
Compreender os efeitos do Gerenciamento da Qualidade sobre a Produtividade. Compreender a Qualidade e o Papel da Administração da Empresa.
-
A melhoria da Qualidade e o papel dos empregados.
-
Conhecer Diretrizes da Qualidade e seus desdobramentos.
-
Compreender e aplicar Qualidade dos Sistemas de Gerenciamento, incluindo a gestão ambiental (ISO-14001) e da Saúde e Segurança Ocupacional (ISO-45001).
-
Compreender e aplicar Gerenciamento pelas Diretrizes. Gerenciamento por Processos. Gerenciamento da Rotina.
-
Conhecer e aplicar Tendências atuais e Modelos para Gerenciamento da Qualidade.
-
Compreender e aplicar a Gestão da Qualidade na Cadeia de Suprimentos.
Conteúdo Programático
-
Introdução à disciplina - Gestão de qualidade total: Conceito e fundamentos.
-
Evolução da Qualidade no Brasil e no Mundo;
-
Normas ISO (ISO-9001 - Qualidade; ISO-14001 - Ambiental; ISO-45001 - Saúde e Segurança)
-
Enfoques e Dimensões da Qualidade
-
Planejamento, Controle e Melhoramento da Qualidade (Trilogia de Juran)
-
Ferramentas Estatísticas da Qualidade: Diagrama de Pareto, Histograma, Cartas de Controle, Diagrama de Ishikawa, KPIs de Gestão.
-
KAIZEN, 5’S, PDCA, 8D, KANBAN, Lean & Seis Sigma e FMEA
Laboratório
Laboratório de Informática – Controle Estatístico de Processos – Software SPC for Excel
Bibliografia Básica
BALLESTERO-ALVAREZ, Maria Esmeralda. Administração da Qualidade e Produtividade. São Paulo: Atlas, 2001.
MELO, Carlos Henrique Pereira. ISO 9001 - Sistema de gestão da qualidade para operações de produção e serviços. São Paulo: Atlas, 2006.
SHIGUNOV NETO, Alexandre; CAMPOS, Letícia M. F. Manual de Gestão da Qualidade aplicado aos cursos de graduação. São Paulo: Fundo Cultural, 2006.
Bibliografia Complementar
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade Total em Serviços. São Paulo: Atlas, 2006.
DEMING W. E. Qualidade: a revolução da administração. Rio de janeiro: Marques Saraiva, 1990. JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Thomson, 1990.
OLIVEIRA Otávio J. Gestão da Qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Pioneira, 2006.
PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2004.