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Ementa

Fornecer aos discentes uma visão sistêmica e abrangente da área da Qualidade, suas interfaces e ferramentas de gestão.

Competências e Habilidades

  • Conhecer a Evolução do Conceito da Qualidade.

  • Aplicar os conhecimentos sobre gerenciamento da Qualidade Total. 

  • Compreender Custo da Qualidade. 

  • Compreender os efeitos do Gerenciamento da Qualidade sobre a Produtividade. Compreender a Qualidade e o Papel da Administração da Empresa. 

  • A melhoria da Qualidade e o papel dos empregados. 

  • Conhecer Diretrizes da Qualidade e seus desdobramentos. 

  • Compreender e aplicar Qualidade dos Sistemas de Gerenciamento, incluindo a gestão ambiental (ISO-14001) e da Saúde e Segurança Ocupacional (ISO-45001).

  • Compreender e aplicar Gerenciamento pelas Diretrizes. Gerenciamento por Processos. Gerenciamento da Rotina. 

  • Conhecer e aplicar Tendências atuais e Modelos para Gerenciamento da Qualidade. 

  • Compreender e aplicar a Gestão da Qualidade na Cadeia de Suprimentos.

Conteúdo Programático

  1. Introdução à disciplina - Gestão de qualidade total: Conceito e fundamentos.

  2. Evolução da Qualidade no Brasil e no Mundo;

  3. Normas ISO (ISO-9001 - Qualidade; ISO-14001 - Ambiental; ISO-45001 - Saúde e Segurança)

  4. Enfoques e Dimensões da Qualidade

  5. Planejamento, Controle e Melhoramento da Qualidade (Trilogia de Juran)

  6. Ferramentas Estatísticas da Qualidade: Diagrama de Pareto, Histograma, Cartas de Controle, Diagrama de Ishikawa, KPIs de Gestão.

  7. KAIZEN, 5’S, PDCA, 8D, KANBAN, Lean & Seis Sigma e FMEA

Laboratório

Laboratório de Informática – Controle Estatístico de Processos – Software SPC for Excel


 

Bibliografia Básica 

BALLESTERO-ALVAREZ, Maria Esmeralda. Administração da Qualidade e Produtividade. São Paulo: Atlas, 2001. 

MELO, Carlos Henrique Pereira. ISO 9001 - Sistema de gestão da qualidade para operações de produção e serviços. São Paulo: Atlas, 2006. 

SHIGUNOV NETO, Alexandre; CAMPOS, Letícia M. F. Manual de Gestão da Qualidade aplicado aos cursos de graduação. São Paulo: Fundo Cultural, 2006. 


 

Bibliografia Complementar

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade Total em Serviços. São Paulo: Atlas, 2006. 

DEMING W. E. Qualidade: a revolução da administração. Rio de janeiro: Marques Saraiva, 1990. JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Thomson, 1990.

OLIVEIRA Otávio J. Gestão da Qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Pioneira, 2006. 

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2004.

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Flamingo 2001 - Curso Fundamental

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