ALFABETIZAÇÃO: AÇÕES DOCENTES E DISCENTES QUE CONTRIBUEM COM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Daniella Paula Moreira Martin, Flávia Reis Cardenuto Peixoto, Regina Bruhns Rossini Andrade

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo compreender se o processo de ensino e aprendizagem contempla a forma-ção integral da criança no 1º ano do Ensino Fundamen-tal. Utilizo a pesquisa bibliográfica na perspectiva de compreender como autores que retratam a relação pro-fessor e aluno desvelam a construção de conhecimento nos processos formativos. Observo que estas relações de formação vividas e estabelecidas entre docentes e discentes são permeadas por ações e interações quase sempre não interacionistas e a concepção bancária de educação parece contribuir para dar certa segurança ao educador, quanto ao domínio pelas crianças do sistema de escrita. Compreendo que tal visão pode ser superada pelo professor, ao reconhecer a multiplicidade de di-mensões em sua ação de formador e, principalmente, se repensar a criança como sujeito ativo da construção de conhecimentos.

Referências



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